Deixem em paz a Senhora Corrupção

corruption122014

Vivemos um período de ânimos acirrados e fortes emoções. Cada dia os jornais e sites nos premiam com uma novidade quente, um motivo para discussão calorosa, daquelas que terminam com amigos bloqueados no Face.

Entre os temas do momento, a corrupção ganhou um lugar de destaque. Parece que o pobre brasileiro está condenado a conviver com políticos que metem a mão no seu bolso desde que as caravelas de Cabral estacionaram no monte Pascoal para acabar com o sossego dos índios.

A nossa granda presidenta usou uma figura de linguagem interessante. Disse que no Brasil a corrupção é uma velha senhora. E Dilma não foi a única a personificar a bandida. Ouço muitos políticos e articulistas tratando a corrupção como um ser mítico que se movimenta nos corredores embolorados de nossas repartições.

Fiquei imaginando essa velha senhora fantasmagórica participando de reuniões com fornecedores das estatais como um ser invisível que sopra ideias nos ouvidos de servidores e lobistas, que toma café na lanchonete do congresso atenta às conversas dos deputados, que caminha nos tribunais ansiosa por seduzir juízes, que flana nos escritórios iluminados das grandes corporações.

Todos pedem que se combata a corrupção, desde opositores até a granda presidenta e isso me deixa confuso, quase que indignado. Combater a corrupção? Não podemos combater a corrupção.

Como assim? – Pergunta o estarrecido leitor.

Explico:

Essa senhora corrupção é um conceito, uma abstração, uma ideia. Você não pode imaginar o juiz Moro mandando uma ordem de prisão contra a senhora corrupção, ou um mandato de busca e apreensão na casa dela. A polícia não poderá interroga-la e nem o fantástico vai mostrar sua mansão em Angra.

Temos que combater os corruptos. Eles sim, seres humanos de carne e osso com endereço, CPF e perfil no Twitter.

  • Quem desviou dinheiro da Estatal, foi a Corrupção? Não, foi o corrupto.
  • Quem fraudou a licitação foi a corrupção? Não, foram corruptos.
  • Quem montou uma cartel para aumentar os valores de contrato?
  • Quem colocou cupinchas em cargos estratégicos nos ministérios?
  • Quem fez vistas grossa diante dos rios de dinheiro que sumiam de nossos cofres?

E não me venham com reforma política como caminho para o fim da corrupção. Ou vocês acham que se mudarem as regras de financiamento de campanha o Renan, o Collor, o Maluf, o Sarney, o Cunha, o PP, o Kassab, os fiscais e os diretores das construtoras vão ficar todos honestos?

Enfim, poupem a nossa Velha Senhora. Ela é uma velhinha ativa e esperta e está a tanto tempo entre nós que podemos vê-la como aquela vizinha da Vila que ainda faz compotas aos 92 anos.

Sugiro deixem ela em paz e que a gente se concentre nos seres humanos que agem a seu favor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s