Nomes de coisas

article-1374494-0B86F3AB00000578-747_964x545

Como diria Caetano, adoro nomes. Talvez tenha aprendido esse pequeno prazer com meu amigo Adriano Quadrado e seus textos sobre nomes de gente. Aliás, ele mesmo já é daqueles nomes difíceis de esquecer. Mas os que me impressionam não são os de pessoas e nem são os de coisas. São aqueles nomes que empresas criam para os seus produtos e chegam a comover de tão bonitos.

Alguns desses nomes são sujeitos a modismos que mudam ao sabor dos tempos.

Vejamos alguns para esclarecer melhor o leitor que deve estar me achando mais louco que o habitual:

Nomes de Prédios

Pode procurar por aí e você verá que  os edifícios antigos tinham nome de gente: Edifício Esther, Conde Matarazzo, edifício J. Moreira, Joelma, Edifício Martinelli. Era bem provável que o construtor homenageava o pai, a avó ou alguém que amou.

Com o tempo, o nome dos prédios passa a servir aos interesses comerciais então passamos por diversas fases conforme as necessidades do marketing.

A moda européia: Muitas Piazzas, Places e Maisons, como Piazza Navone, Piazza di Toscana, Places des Vosges, Maison Royale. Eram prédios com nome de buffet de casamento.

Quando jovens executivos começaram a procurar apartamentos funcionais nas regiões das corretoras, agências de publicidade ou escritórios de advocacia, os prédios ganharam nomes que eram ou soavam americanos, que traduziam a praticidade e o modernismo da geração Y: Maxhaus, Sax, Dimension, Indi, One Eleven Home ou Move.

Enquanto isso, nas periferias, as incorporadoras miravam a nova classe C e o programa Minha Casa Minha Vida. Para esse público os nomes eram quase motivacionais: Condomínio Primeiro Passo, Conquista, Nova Esperança ou coisa que o valha.

Nomes de Programas Governamentais

Já falei disso num texto quando o blog ainda era desconhecido, foi uma moda que surgiu de uns 20 anos para cá. Não adianta o político falar que vai construir casas populares ou investir no CDHU, hoje é necessário um nome fofo para a ação, como o já citado “Minha Casa Minha Vida”. Para cuidar de drogados temos o “De Braços Abertos”, para limpar a cidade tivemos o projeto “Belezura”, para restaurantes populares o “Bom Prato” . Hoje, existem mais nomes fofos nos governos do que assessores inúteis no poder legislativo.

Nomes de investigações policiais

A Polícia Federal tem dado muitas alegrias aos brasileiros, mas a mim, uma em especial, chego a ter inveja da criatividade deles nos nomes de operações: Operação Sucuri, Praga do Egito, Medusa, Matusalém, Cavalo de Tróia, Pororoca, Saia Justa, Hipócrates, Woodstock (aposto que essa tem a ver com maconha), Flash Back… Se quiser saber mais, achei essa página na Wikipedia só com nomes de operações da PF, um deleite para este blogueiro.

Nomes de cores:

Tente fazer mentalmente uma lista rápida com os nomes de cores que você conhece: Azul, amarelo, verde, lilás, pensa o leitor apressado, sem imaginar que no catálogo das tintas Coral existem: Rosa Melodia, Rosa boneca, laço de amor, Zepelim, Areia Sirena ou Pelourinho. A última é um azul semelhante ao da igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador.

Mas se quisermos ainda mais tons e nuances, precisamos recorrer às cores de esmalte. Neste ponto seremos obrigados a viajar por pelos caminhos mais ousados que a mente humana ousou se aventurar.

A Risqué tem cores como Besouro, Viúva Negra, Chão de Estrelas, Nuvem de Paetê, Arábia, Cinza Incerto, Relax da Penélope e Apuros em Miami.

A Avon tem uma linha chamada Encantos do Mar com as opções Onda Fashion, Terra à Vista, Homem ao Mar e Amor a Bordo.

São muitas cores, um número incalculável, mas vou recorrer a Colorama em sua linha chamada Brasileirices para encerrar esse texto e provar que em termos de nomes, eles são os campeões: Da Hora, Oxente, Bah, Tchê, Sussa, Uai e Partiu. Isso mesmo, Existe uma cor de esmalte chamada “Partiu” e com ela, parto eu, feliz em catalogar tantos nomes lindos e um pouco triste em saber que minha criatividade ainda está degraus abaixo de alguns marqueteiros que andam por aí.

* Na ilustração um maluco fez uma montagem com nomes de pubs. Bom saber que em outros países há insensatos com o eu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s