Certo dia na repartição

Burocracia

Olavo chegou, como todos os dias, pontualmente às oito horas, ligou seu computador e enquanto a máquina começava a funcionar pegou um café na garrafa térmica. Era bom ser um dos primeiros e tomar o café mais fresquinho de todos. Depois, sentou-se a mesa pronto a enfrentar a pilha de papéis que repousava a sua frente.

Ele era Analista de Projetos Pleno no Ministério do Desenvolvimento e tinha muito orgulho do cargo conquistado em um concurso há nove anos.

Olavo e seus colegas aprovavam ou não projetos de saneamento básico enviados por prefeituras. Eles decidiam a liberação de verbas para tais projetos desde que estes cumprissem as regras impostas pelo edital.

Eram regras bastante precisas detalhando como deveria ser projeto técnico, a apresentação do orçamento, o cronograma e a documentação apresentada. Cada projeto enviado ficava com aproximadamente sessenta páginas e o departamento tinha trinta e seis analistas para avaliar de dois a três projetos recebidos por dia. Em geral, as prefeituras esperavam de seis meses a um ano pela resposta de um pedido de verba para obra de saneamento básico.

Só que naquela manhã, Olavo começou a ter ideias enquanto carimbava alguns papeis. Pensou muito sobre os detalhes do que fazia e resolveu conversar com Margarete, uma das seis gerentes do departamento.

_ Margarete, estive pensando, por que o responsável técnico não precisa assinar todas as páginas do projeto? Ele só assina as seis últimas.

Margarete que tomava um café e passava os olhos numa revista concordou de imediato.

_ Tem razão. É muito mais lógico. Assinaturas com firma reconhecida em cartório?

_ Evidentemente. E creio que poderíamos também pedir dados demográficos do município.

_ Em quantas vias?

_ Três vias, cópias autenticadas.

Margarete elogiou a iniciativa de Olavo e tomou providências para que um adendo ao edital fosse redigido e publicado o quanto antes.

Olavo continuou seu dia carimbando e verificando documentos com o peito cheio de orgulho pelo bem que fizera ao país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s