Coisas da Bahia

Captura de Tela 2015-11-26 às 18.58.35.png

Paulo é um rapaz de 21 anos que atende num café no Quadrado de Trancoso. Zeloso do trabalho, é suficientemente humilde para não se considerar um barista, embora trate da bebida  carinho e esmero. Fala de alguns tipos de café enquanto usa a balança de precisão para fazer uma infusão diferente, 30g de café, 175g de água e muita prosa.

Herdei do meu pai o hábito de conversar com estranhos e Sílvia sofre do mesmo mal, então, quando viajamos, conhecemos muitos tipos, mas Paulo é um tipo mais que raro.

Fala do pais com veneração e trata seu chefe e tutor como o mesmo respeito. Do pai, mestre capoeirista, herdou a arte, com a mãe morou em muitos locais, inclusive navios de Cruzeiro.

Me conquistou ao contar que as pessoas tinham pouco acesso a livros em Trancoso. Incomodado com isso, criou uma biblioteca itinerante. Ele adaptou na bicicleta um carrinho e conseguiu os livros através de doações.

Seu dia é dividido em três partes: De manhã dá aulas de capoeira para as crianças, à tarde roda com sua bici-biblioteca oferecendo livros a quem precise, à noite serve café com rigor matemático.

Conheço muita gente que reclama da vida, gente que aos 21 anos estudava nas melhores faculdades e já tinha ido a Disney mais vezes que o Pateta. Paulo por sua vez, não tem do que reclamar. Ele trilha o seu caminho e melhora a vida das pessoas a sua volta. Ainda faz parecer que somos velhos amigos nos primeiros minutos de conversa.

Creio que há algo a se aprender com gente assim.

 

p.s. Eu peguei o cartão loja Cheia de Graças onde fica o café para enviar a ele meu livro e queria sugerir que o leitor generoso fizesse o mesmo. Sonhei com centenas de livros chegando de surpresa pelo correio para ajudar a bici-biblioteca. Só que a loja não tem endereço no cartão e nem nos sites. Só aparece assim: Loja Cheia das Graças, Quadrado – Trancoso. Aqui está a foto dela. Só tenho o telefone: 73 3668-1492

Loja-e-arvore1-770x1030.jpg

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s